segunda-feira, dezembro 05, 2016

1

O que aprendi com a vida até aqui




Por Hermes C. Fernandes 

Hoje completo mais uma primavera. Quero aproveitar a data para fazer um balanço daquilo que tenho aprendido ao longo da minha trajetória. Obviamente, não será possível expor tudo. Apenas algumas lições que considero importantes, das quais, algumas aprendi a duras penas:

1 - Aprendi que nem todos os meus desejos serão realizados. Pelo menos, não do jeito que imaginei. O que me consola é convencer-me de que talvez isso seja o melhor para mim. Posso estar sendo poupado de dores e frustrações desnecessárias.

2 - Aprendi que confiança é a coisa mais difícil de se conquistar e, ao mesmo tempo, a mais fácil de se perder. Só há uma coisa mais difícil do que conquistar a confiança de alguém: reconquistá-la.

3 - Aprendi que amar pode ser uma via de mão única. E, às vezes, quando há reciprocidade, a pista de ida costuma ser mais larga que a de vinda.

4 - Aprendi que as fantasias são como amortecedores que aliviam o impacto causado pela realidade. Algumas delas são abandonadas no final da infância, outras nos acompanham a vida inteira. Faria bem se de vez em quando buscássemos no fundo do baú e reabilitássemos algumas das que abandonamos.

 5 - Aprendi que com certos princípios não se negocia. Quando transigimos demais, nossa ética se torna como o elástico da cueca depois de esticado: nunca mais volta a ajustar-se ao corpo.

6 - Aprendi que a verdade se diz olhando nos olhos.

7 - Aprendi que a verdade deve ser temperada com amor, caso contrário, pode ser tão destrutiva quanto a mentira.

8 - Aprendi que há uma linha tênue entre um elogio sincero e a bajulação interesseira.

9 - Aprendi que mais vale uma crítica sincera do que um elogio falso.

10 - Aprendi que o importa não é o destino, nem a viagem, mas a companhia.

11 - Aprendi que os piores inimigos são os não declarados.

12 - Aprendi que a inveja é o pecado mais difícil de se confessar.

13 - Aprendi que a motivação dos homens repousa sobre a tríade: posse, poder e prazer.

14 - Aprendi que quanto maior a expectativa que depositamos em alguém, maior a chance de sermos decepcionados. E quanto menor for a expectativa, mais chance teremos de sermos surpreendidos.

15 - Aprendi que dizer "não" é essencial. Mas quem não sabe dizer não a si mesmo, não saberá dizer não aos outros. Portanto, há que se treinar consigo mesmo.

16 - Aprendi que a verdade é sempre absoluta, mas a percepção que se tem dela é relativa.

17 - Aprendi que só vale a pena viver por algo pelo qual se dispõe a morrer.

18 - Aprendi que nada adoece mais alma do que as comparações.

19 - Aprendi que há coisas tão fantásticas que nos acontecem, que parecem fazer com que a eternidade caiba num mísero minuto. Há esperas tão cruéis que fazem com que alguns minutos pareçam uma eternidade.

20 - Aprendi que qualquer doutrina que nos torne arrogantes, intolerantes, preconceituosos, raivosos, não pode ser o Evangelho.

21 - Aprendi que a vida é um veículo movido a quatro rodas. O amor e a fé são as dianteiras. A dúvida e a curiosidade são as traseiras.

22 - Aprendi que nem sempre é fácil distinguir um oásis de uma miragem. Ambos são convidativos e se insinuam no horizonte... Mas um desaparece quando corremos em sua direção.

23- Devemos maior lealdade à consciência do que a qualquer autoridade constituída.

24 - Aprendi que o amor se insinua em palavras, mas só se revela em atitudes.

25 - Aprendi que sacrifícios motivados por amor jamais exigem compensação.

26 - Aprendi que os olhos costumam ser mais eloquentes que os lábios.

27 - Aprendi que não posso dizer que amo ao meu semelhante, sendo conivente com estruturas que o oprimem e exploram.

28 - Aprendi que quem nos pede prova de amor, prova que não nos ama.

29 - Aprendi que o amor não cede ao ciúme porque abre mão da pretensão da posse.

30- Aprendi que a diferença entre amor e paixão é que a paixão tem como objetivo o bem do apaixonado, o amor objetiva o bem de quem se ama.

31 - Aprendi que só se contenta com o raso quem jamais experimentou as águas profundas.

32 - Aprendi que quem faz o bem pela recompensa proposta nada difere de quem evita o mal por medo da punição.

33 - Aprendi que nada é mais frustante do que constatar que há quem saiba fazer o outro feliz, porém não pode, enquanto há quem possa, porém na queira.

34 - Aprendi que a diferença entre ciúme e inveja é que o ciúme é negar-se a compartilhar o que é seu, enquanto a inveja é querer o que é do outro. Duas mãos de uma mesma estrada chamada egoísmo.

35 - Aprendi que nosso ciúme é proporcional ao reconhecimento de que alguém poderá proporcionar felicidade maior ao outro do que a que estamos dispostos a oferecer.

36 - Aprendi que o amor é como um farol que ilumina nosso caminho quando projetado para fora, mas pode nos cegar quando projetado para nós mesmos.

37 - Aprendi que se pagarmos o mal com o mal, o ciclo se retroalimentará, e por fim, o mal prevalecerá no mundo. Quando porém, pagamos com o bem o mal recebido, o ciclo é interrompido, e a paz finalmente é estabelecida.

38 - Aprendi que pedido de perdão requer admissão de culpa. Enquanto não reconhecermos nossos erros, não haverá arrependimento sincero.

39 - Aprendi que a posse sempre é uma via de mão dupla. Somos possuídos por aquilo que julgamos possuir.

40 - Aprendi que é fácil amar quem está distante. Difícil mesmo é amar o próximo. A proximidade revela relevos antes ocultos pela distância.

41 - Aprendi que não pode ser graça o que cause a desgraça de outros.

42 - Aprendi que tão importante do que saber o que nos move é saber o que nos paralisa.

43 - Aprendi que aquilo que alegamos não caber em nossa vida, talvez seja o que a faria transbordar. 

44 - Aprendi que a diferença entre ansiedade e fé é que a primeira nos inquieta por dentro e nos paralisa por fora, enquanto a segunda nos aquieta por dentro e nos mantém em movimento por fora. 

45 - Aprendi que o maior poder que a liberdade nos confere é o de surpreender e o maior privilégio é o de ser surpreendido.

46 - Aprendi que onde houver muitas certezas, pouco espaço restará para surpresas.

47 - Aprendi que a vida não é um ensaio. As cortinas se abriram assim que nascemos e só voltarão a fechar em nosso último ato. A vida é o acontece entre o nosso primeiro choro e nosso último sorriso. 

Obrigado a todos pelo carinho. Não sei até onde vai esta estrada, mas espero continuar aprendendo, prometendo que tudo quanto aprender, repartirei com todos à minha volta. Vocês são a razão de tudo quanto tenho recebido graciosamente da vida. Vocês são o destino daquilo que se serve de mim como canal. Amo vocês.

Um comentário:

  1. 👏👏👏👏 Ao senhora a glória pela sua vida, e por tão belos e preciosos ensinamentos.

    Obrigado por repartir!!!!

    ResponderExcluir