segunda-feira, maio 11, 2015

77

O Abominável Homossexual e a abominação que há em mim


Por Hermes C. Fernandes

Recentemente, chamou-me a atenção um dos comentários feitos no facebook acerca de um post meu intitulado “Cristãos em defesa dos homossexuais”, segundo o qual eu estaria defendendo algo abominável. Obviamente que, em momento algum, saí em defesa da prática da promiscuidade, seja de natureza hétero ou homossexual, assim como Cristo não defendeu o adultério ao impedir que aquela mulher adúltera fosse sumariamente executada a pedradas em pleno pátio do templo. Pus-me a refletir: Se fosse um gay no lugar de uma adúltera, teria Jesus permitido que fosse apedrejado? Seriam os homossexuais uma classe abominável aos olhos de Deus? Em que se baseiam os que defendem tal coisa? Eis o primeiro verso bíblico que trata da questão:
“Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.” Levítico 20:13
Não me atreveria a remover este verso das Escrituras! Mas por que Deus classifica atos homoeróticos como abomináveis? Seria Deus um homofóbico? Antes de tirarmos conclusões precipitadas, vamos investigar outras passagens para entender o que significa ser “abominável”.

Em Deuteronômio 22:5 lemos que o homem não deve vestir-se com roupas femininas, nem a mulher vestir-se com trajes masculinos. “Qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus”. Baseadas nesta passagem, muitas igrejas mantiveram um regime rígido que proibia que as mulheres usassem calças. De um tempo para cá, a maior parte das igrejas aboliu tal regra. A razão pela qual Deus a estabeleceu  não tinha nada a ver com moral, mas com higiene. Os hebreus estavam em trânsito pelo deserto, vivendo em tendas portáteis. Tão logo a nuvem que os conduzia se movia, eles tinham que desarmar suas tendas imediatamente para segui-la. Nesta pressa, alguns vestiam as roupas de suas mulheres justamente quando estas estavam em seus dias de menstruação. Não havia nada que distinguisse uma da outra. Tanto homens quanto mulheres usavam vestidos que não se distinguiam nem pelas cores, nem pelos modelos. Geralmente, as roupas sequer eram tingidas. A única maneira de se resolver isso era manter as roupas em lugares separados. Não faria sentido manter tal regra em nossos dias. Naquela época a mulher menstruada tinha que se isolar, e caso se atrevesse a sair da tenda, poderia ser apedrejada. A lei a classificava como imunda e aquele em quem ela tocasse era considerado igualmente imundo (Levítico 15:19). Teria Jesus ficado imundo ao deixar-se tocar por aquela mulher cuja ‘menstruação’ já durava doze anos?

Muito do que era considerado ‘absoluto’ pelos judeus contemporâneos de Jesus, Ele relativizou: "Ouviste o que fora dito, eu, porém, vos digo..." Outro exemplo é quando Ele toca o esquife onde estava um morto. De acordo com a Lei, isso o tornava imundo, isto é, abominável aos olhos de Deus. O mesmo se deu quando tocou no leproso. Mas, de todos os exemplos, provavelmente o mais radical foi o episódio em que Jesus aceitou a oferta de uma prostituta. A Lei era clara: “Não trarás o salário da prostituta nem preço de um sodomita à casa do SENHOR teu Deus por qualquer voto; porque ambos são igualmente abominação ao SENHOR teu Deus” (Deuteronômio 23:18). Por isso, seu anfitrião pôs em xeque o ministério de Jesus. “Se ele soubesse quem é esta mulher, de maneira alguma aceitaria sua oferta”. Ele preferiu chegar à conclusão de que Jesus não era quem dizia ser a simplesmente aceitar que a graça prevalecia sobre o juízo estabelecido pela lei.

Repare que o mandamento põe a prostituição e a prática homossexual em pé de igualdade. Portanto, o que se aplica às prostitutas, aplica-se também aos homossexuais. Logo, se Jesus aceitou a oferta daquela mulher, certamente a aceitaria das mãos de um homossexual. Se Ele aceitou a companhia dessas, certamente não recusaria a deles. E veja que os "sodomitas" em questão eram prostitutos cúlticos, e não meramente homossexuais por orientação. Esses viviam de sua prática, como hoje vivem muitos travestis que se prostituem nas ruas de nossas cidades. Convém salientar que nem todo homossexual tem vida promíscua ou vive desta prática. Muitos cristãos preferem vê-los marginalizados, tendo que vender seus corpos para sobreviver, a dar-lhes o direito de constituir uma família ou mesmo viver numa relação monogâmica. Não estou aqui defendendo uma coisa ou outra, mas apenas expondo minha constatação.

Tenho sérias dificuldades para entender por que somos tão seletivos com as passagens bíblicas. Pinçamos as que parecem corroborar com nossos gostos e preferências, e fazemos vista grossa às demais. A mesma Bíblia que classifica a prática homossexual como abominável, também classifica como abomináveis as práticas apontadas abaixo:
·   *  Líderes gananciosos que se aproveitam da boa fé das pessoas para se locupletarem“Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade. E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se; portanto cairão entre os que caem; no tempo em que eu os visitar, tropeçarão, diz o SENHOR.” Jeremias 6:13-15
·   * Políticos corruptos“Abominação é aos reis praticarem impiedade, porque com justiça é que se estabelece o trono.” Provérbios 16:12. 
·   * O que se justifica a si mesmo, achando-se moralmente superior aos demais -“E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.” Lucas 16:15
Quero ater-me, em especial, a este último caso. O fato de ser heterossexual não me dá o direito de sentir-me moralmente ou espiritualmente superior ao homossexual. Todo preconceito é abominável aos olhos de Deus. Somos todos farinha do mesmo saco. Repare no que diz a passagem abaixo:

“Que é o homem, para que seja puro? E o que nasce da mulher, para ser justo? Eis que ele não confia nos seus santos, e nem os céus são puros aos seus olhos. Quanto mais abominável e corrupto é o homem que bebe a iniquidade como a água?” Jó 15:14-16

Esta passagem é um raio x de nossa condição humana. Não importa a cor de nossa pele, nossa condição social ou orientação sexual. Ninguém escapa deste diagnóstico desesperador. Davi parece concordar com ele quando declara: “Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniquidade; não há ninguém que faça o bem” (Salmos 53:1). Nas palavras de Paulo, “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”(Rm.3:23). TODOS! Judeus e gentios. Homens e mulheres. Brancos e negros. Ricos e pobres. Héteros e gays!

Pena que os que querem colocar os gays numa classe distinta de pecadores só consigam enxergar o que Paulo diz no primeiro capítulo desta mesma epístola. Ali lemos que pelo fato de os homens terem mudado a verdade de Deus em mentira, honrando e servindo mais a criatura do que o Criador, “Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro” (Rm.1:25-26). Observe que foi o próprio Deus quem os entregou às suas próprias paixões. Tudo “por que não se importaram de ter conhecimento de Deus” (v.27). Portanto, a depravação humana, independente da maneira como se manifeste, é resultante do juízo de Deus sobre a humanidade por ela lhe ter dado dado as costas. Todavia, isso não se limita à  prática homossexual. Paulo adiciona algumas práticas que preferimos abafar ou relega-las a um segundo plano. Por que será?

“E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.” Romanos 1:25-32

Como somos tão hipócritas a ponto de condenarmos o homossexual e deixarmos impunes os “sem misericórdia”? Quem seriam estes senão os que hoje chamamos de preconceituosos? Não estariam entre eles os homofóbicos? Os que condenam os outros enquanto absolvem a si mesmos? Os duros quando julgam os semelhantes, mas condescendentes consigo mesmos?

Querem condenar os gays, condenem também os invejosos, os sonegadores de impostos, os desobedientes aos pais, os que quebram contratos, etc.

Convém, aqui, salientar que entre as coisas consideradas abomináveis por Deus está a prática dos dois pesos e duas medidas (Dt.25:15-16). Pau que dá em Chico, também dá em Francisco! Todos somos dignos de morte! Não fosse a graça redentora de Cristo estaríamos todos no mesmo inferno. Pertencemos a uma raça caída, entregue às suas paixões, suscetível a todo tipo de depravação e perversão. Só nos resta apelar à misericórdia divina. Foi a esta conclusão a que chegou Paulo:

“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?” Romanos 7:18-24

Antes de chamar um gay de abominável, eu deveria olhar para mim mesmo e encontrar em minha natureza as mesmas pulsões, ainda que nele se manifestem de maneira diferente de mim. “Miserável homem quem sou!”  Como posso apontar o cisco no olho do outro quando trago uma trave atravessada no meu? Careço tanto da graça quanto qualquer outro ser humano.

Abominável sou eu, não eles! Eu com meus preconceitos travestidos de piedade, com minhas presunções travestidas de crença, e com minha mania de me auto-justificar apontando os pecados alheios. Só em pensar me dá nojo... nojo de mim mesmo. Nojo da minha pseudo-santidade.

O pior travesti não é o que se veste como mulher, mas o que se traveste de religiosidade para esconder suas próprias misérias.

Que esperança haveria para um membro desta raça caída que somos nós?

Com a Palavra, o Deus de toda a misericórdia:

“Vinde então, e argui-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” Isaías 1:18

Qualquer ser abominável como eu poderá ter os seus pecados purificados, tornando-se brancos como a neve. Lembrei-me até do “abominável homem da neve”...rs

Desarmemos nossos espíritos e acolhemo-nos uns aos outros da mesma maneira como Ele nos acolheu, perdoando-nos, fazendo-se “abominável” em nosso lugar para que fôssemos recebidos em Sua família como filhos amados.

77 comentários:

  1. Que Deus continue te usando. Vou postar no meu blog. www.manadeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4:45 PM

    O empenho que dedicas à causa dos sodomitas é contagioso e desgastante Querido. Nós que fomos contemplados pela graça somos estrangeiros no mundo meu Caro. Formos lavados por Cristo e, prestamos socorro a alguém que esteja maniatado pelo adversário se Jesus permitir. Deus não nos resgatou do mundo para voltarmos a lambuzar numa pocilga comum.

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11:16 AM

      O PAIXÃO, Edson é um analfabeto funcional.

      Excluir
  3. Caro Edson,

    Não estou engajado na causa dos "sodomitas", mas na causa da justiça, do amor e da verdade.

    Como cristãos, nosso dever é portar-nos sempre ao lado do oprimido, não do opressor, sejam eles quem forem. O homossexual de hoje é o escravo de duzentos anos atrás. Devemos empenhar-nos por sua libertação que passa, necessariamente, por seu acolhimento como ser humano semelhante a nós, com todas as suas demandas e aspirações.

    Jamais preocupei-me com o eventual desgaste que venha a sofrer. Mas espero que meu posicionamento contagie a muitos, e, ainda que não os convença, ao menos faça-os refletir.

    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não deveria o mentiroso deixar de mentir, o ladrão deixar de roubar e o adultero deixar de adulterar ao encontrar o Cristo, o Deus que nos livra de nossos pecados ? quanto tempo de "carência" os cristãos devem ter para "conseguir" se libertar de seus vícios, pelo que eu vejo no NT a conversão era algo tão forte e verdadeiro que a prática pecaminosa era deixada na hora. Paulo não fez uma biografia de sua vida em Rm 7:18 e sim do homem preso a lei, por isso ele afirma que não era mais escravo do pecado versículos antes. Não há cristão homossexual, só há cristão ex-homossexual, bem como a mulher adúltera deixou de ser adúltera.Seu desejo de agradar ao mundo e ser relevante bate de frente com sua fidelidade a Deus.

      Excluir
    2. Mas não deveria o mentiroso deixar de mentir, o ladrão deixar de roubar e o adultero deixar de adulterar ao encontrar o Cristo, o Deus que nos livra de nossos pecados ? quanto tempo de "carência" os cristãos devem ter para "conseguir" se libertar de seus vícios, pelo que eu vejo no NT a conversão era algo tão forte e verdadeiro que a prática pecaminosa era deixada na hora. Paulo não fez uma biografia de sua vida em Rm 7:18 e sim do homem preso a lei, por isso ele afirma que não era mais escravo do pecado versículos antes. Não há cristão homossexual, só há cristão ex-homossexual, bem como a mulher adúltera deixou de ser adúltera.Seu desejo de agradar ao mundo e ser relevante bate de frente com sua fidelidade a Deus.

      Excluir
    3. Para mim, alguém que mistura Rubem Alves, leonardo Boff e Fernando Pessoa com pensamentos de Jonatham Edwards,Abraham Kuyper e Chesterton, ou não entendeu nenhum deles ou é mal intencionado.

      Excluir
    4. Marcos,

      Então, não há cristão homossexual, nem mentiroso ou adúltero? De certo, quando adentrarmos a glória final teremos alcançado a estatura de perfeita varonilidade, em outras palavras, a obra de Deus em nós terá sido concluída. Todavia, agora, ainda estamos em fase de acabamento.

      João diz que se alguém disser não ter pecado, não apenas está mentindo, como também está chamando Deus de mentiroso.

      Não devemos viver na prática do pecado, seja ele qual for, mas não estamos livres de sua presença em nós, em nossa carne, em nossa natureza humana caída.

      A obra de redenção tem três fases. Estamos livres da condenação do pecado, do poder do pecado, e, em breve, estaremos livres da presença do pecado. Por enquanto, temos que conviver com ele. E é a graça de Deus quem nos habilita a vencê-lo em nós mesmos.

      Excluir
    5. Rubem Alves, Leonardo Boff, Fernando Pessoa, Jonatham Edwards, Abraham Kuyper e Chesterton têm muito mais em comum do que muitos possam imaginar.

      Eu incluiria nesta lista muitos outros que nós, religiosos, preferiríamos lançar na fogueira de nossa inquisição. Se Paulo Coelho disser algo que expresse alguma faceta da graça de Deus, eu não me sentirei constrangido por citá-lo. Assim como Paulo citou os estóicos.

      Já ouviu falar sobre a graça comum?

      Excluir
    6. Sim, já ouvi falar da graça comum, e também já ouvi falar de muita gente não regenerada que se aproveita dessa doutrina para viver mundanamente. Consigo entender a sabedoria de um pagão como Platão, mas consigo entender uma apostasia travestida de caridade como a de Rubem Alves, concordo em não julgar os descrentes, mas não tolerarei os falsos crentes. Até que nossa discusão foi mais amigável do que eu imaginava. Fique com Deus.

      Excluir
  4. O que se combate é o pecado , e não a pessoa . Jesus sempre deixou isto muito claro . O fato de julgarmos não implica hipocrisia , mas sim o fato a ação em questão , pois se todo julgamento derivasse de um comportamento acima da média , então não teríamos no Mundo pessoas para julgar quaisquer questões que sejam . O julgamento se reflete sobre um postulado jurídico que no caso dos Cristãos é a Bíblia . Independente de quem eu seja , ou faça , a verdade sempre será a verdade , doa a quem doer . E bem me lembro que a Igreja sempre combateu o PECADO , e não somente o homossexualismo a qual você se refere , e defende com tanta veemência . É dito com o rigor das palavras , que o que se combate é a prática homossexual e não a pessoa homossexual , assim como combato o alcoolismo , o roubo , o assassinato , a mentira , o adultério , a fofoca ... todos estes igualmente se não se arrependerem , irão para o inferno , ou eu e a Bíblia estamos errados ? Começo a desconfiar que você seja um universalista !

    ResponderExcluir
  5. Carlos Sidnei, já ouviu falar de "boi de piranha"? Trata-se de uma prática muito comum no pantanal matogrossense. Quando o boiadeiro tem que atravessar um rio enfestado de piranhas com sua boiada, ele escolhe um boi, faz um corte em uma de suas patas e o faz atravessar sozinho. Enquanto as piranhas se distraem com aquele boi, a boiada passa pelo outro lado incólume e em segurança.

    A igreja parece ter elegido o homossexualismo como um boi de piranha. Enquanto nos distraímos com ele, pecados como a avareza, o orgulho, a presunção, a vaidade, e tantos outros, passam sem serem notados. E assim, cumpre-se o que Jesus denunciou: coamos mosquitos e nos engasgamos com camelos.

    Antes de combater o pecado dos outros, devemos combater até o sangue nosso próprio pecado.

    Universalista, eu? Depende do que você chame de universalismo.

    Num certo sentido, todos somos universalistas, e num outro sentido, somos calvinistas, armenianos, etc.

    Detesto rótulos. Eles restringem nossa visão e alimenta-nos o preconceito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma pessoa inteligente e entendeu bem à minha referência ao universalismo implícito em teus Artigos( Orígenes ) . A bola da vez , como você mesmo fala , são os homossexuais ? Sim , acredito , que sim .Mas há uma explicação para este fenômeno , e você sabe o por quê , não é mesmo ? A Igreja continua combatendo o PECADO , seja ele , alcoolismo , tabagismo , drogas , fofoca , mentira , adultério , fornicação , lascívia , luxúria , mundanismo ... etc... . O fato da Igreja estar dando uma ênfase maior aos homossexuais , é devido ao fato deles reivindicarem um privilégio que não existe no Mundo . Eles querem ser uma Casta especial . Repito , você é uma pessoa inteligente . Aconselho você a ir em Fóruns promovidos pela Agenda Gay , e ouça com os próprios ouvidos o que eles pretendem na verdade . Você já ouviu falar acerca do Desconstrutivismo ? Acredito que sim , você é uma pessoa inteligente , pois bem , esta é a palavra de Ordem do Movimento Gayzista , ou seja , O DESCONSTRUTIVISMO . O PT por detrás destas ONG´s , tenta promover o tal Desconstrutivismo , porque na verdade querem recriar a Sociedade bem distante de um discurso religioso . Repito , vá aos Fòruns do Movimento Gayzisa e ouça deles , o que eles pretendem na verdade . Sugiro a você , a assistir as Palestras de Olavo de Carvalho , sem dúvida o maior Pensador vivo do Brasil . Leia , Reinaldo de Azevedo , o Colunista mais lido do Brasil . Ouça e leia sobre a Agenda Gayzista . Seja coerente em defender a quem de direito , e não uma minoria barulhenta , que às custas do Governo , promove o desconstrutivismo Social . A coisa é mais profunda do que imaginas meu caro . Leia a PNDH3 , leia a respeito do plano da ONU acerca do Controle da População Mundial . Veja como tem crescido no MUNDO a cristofobia . A Europa em 20 ou 30 anos será um Continente de maioria Islâmica , e por que tudo isto ? Por causa da apatia da Igreja em se amoldar ao Mundo e perder a Mensagem evangelistica da Salvação e denúncia sobre o Pecado . Há uma linha teológica que vem crescendo , mas que ainda não chegou ao Brasil , que afirma não existir o inferno . Enfim poderia aqui fazer um longo arrazoado , mas basta o que já escrevi . Pondere sobre os teus pontos de vista , e saiba que o assunto é mais profundo do que imagina !

      Excluir
    2. Anônimo6:56 PM

      Já incorreu em um grande erro, dizer que a prática homossexual é menos grave do que a avareza e atc ! totalmente inclinado para o mundo ainda que se diga cristão. portanto nada mais resta a não ser apelar para à misericórdia de Deus, mas, sem o cometimento do pecado teria muito mais chance! como diria o chaves foi sem querer querendo, você diz não querer defender à pratica homossexual mas já defendendo, o no contraditório e aprimorado texto, também usa os os capítulos e versículos que lhe interessam exatamente do que acusa os cristãos, só à favor do acolhimento do homossexual na igreja mas deixando à prática, do contrário apele para à graça é melhor do que nada, só posso dizer que suas chances são minimas, no mais é DEUS !

      Excluir
    3. Anônimo6:15 AM

      Carlos Sidnei, como você chegou a ser alienado a este ponto? Não existe movimento "gayzista" e o PT não está planejando desconstruir a sociedade brasileira não, abra os olhos.

      Excluir
    4. Anônimo2:13 AM

      Como você tem tanta certeza que não existe, abra você seus olhos, e sua mente,pois se você acredita que isso não existe, acredite também que pode existir, pois não é impossível.

      Excluir
  6. Anônimo11:20 AM

    Pelo visto, o povo evangélico em sua maioria é analfabeto funcional. Não foram capazes de entender o texto claro e simples de Hermes.
    Mas, analfabetismo funcional não é desculpa! É a dureza dos corações que fala mais alto!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, Graça e paz! Eu concordo contigo: o texto se propõe a ser simples e eu o enxergo como simples: só vejo amor no mesmo. Mas a simplicidade, como o próprio termo sugere, é simples. Tudo que é simples sempre deixa a sensação de ser fácil demais logo, conclui-se que as coisas não são bem assim, então, a gente tende a mostrar que somos capazes de ir muito além do que a simplicidade. Pra ser salvo basta receber Cristo como salvador. Acreditar que um dia Cristo morreu numa cruz e pagou o preço dos nossos pecados. O que vai nos fazer andar em retidão à palavra é a gratidão que sentimos em nosso coração em relação ao que nosso Senhor fez na cruz por nós. Simples assim. Só a Fé (palavrinha tão pequena) agrada a Deus. É impossível agradá-lo sem Fé no que Ele fez. Mas aí vem a religião e começam os Calvinistas a discutirem seus pontos de vistas com os Arminianos e vice-versa. Uns advogam: sou Católico, outros Umbandista, outros Espírita, e etc. Quando na verdade quando Deus se definiu disse apenas: EU SOU. Deus É! E ponto final. Criam-se partidos teológicos: Universalista, Liberalista e tantos "istas" que na minha opinião são meros pontos de vistas que destroem relacionamentos, iniciam guerras e nos afastam daquilo que há mais precioso: o amor do Deus. Quando a gente sai desse pacote religioso, tudo vira pecado. É complicar demais o que é simples... Se a premissa para interpretar a Bíblia fosse Cristo, o amor seria o tom das mensagens. Podem me chamar e me rotular do que quiserem. Como alguns fizeram em seus comentários mas é nisso que eu creio. Cri por isso disse e escrevi. Nele, que nos amou primeiro, Fabio.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3:52 PM

    O Senhor Jesus venceu a História e quebrou a ação de todos os ciclos viciosos.

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4:01 PM

    Viva a Glória de Deus que está em você e deixe a Glória de Deus dar significado à sua vida!

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir
  10. Carlos5:13 PM

    Hermes, não sejais hipócrita, vc não vive o que fala.
    Vc quer se promover com textos sem noção para dar ibope, holofotes para seu blog.
    Ninguém quer tem um filho gay meu caro! Agora vc diz que pecados de avareza, presunção, vaidade etc pois bem!, Isto ocorre na também sua igreja Reina que vc é líder? Isto vc não disse, só das igrejas dos outros hein? Na sua Têm? Todo lugar tem, vc sabe muito bem que o joio está misturado com o trigo.
    Vc Hermes faz as mesmas coisas que disse, avareza vaidade etc, e o pior de tudo que apoias veemente os homossexuais sabendo que a bíblia condena este pecado. vc sabe muito bem pois tu és um bispo, e que diz em Coríntios que os efeminados não herdará no reino dos céus, a bíblia diz isto e vc quer desfazer o que a bíblia diz? Aí não ! E tem mais, quem disse que nós cristãos não gostamos da pessoa homossexual! Claro que gostamos da pessoa do ser humano que é, não aceitamos seus atos de orgias, e o que querem fazer com as crianças introduzindo kit gay nas escolas para as crianças serem gays.
    Vc Hermes aceita isto como cristão? Vc gostaria que seu filho que é normal um homem que Deus constituiu, e virar gay por influência, imposição e ensinos de homossexuais a fazer sua práticas? Hermes, criança aprendi o que lhe ensina e não tem noção do resultado possa lhe causar, é isto eu eles querem fazer com nossos filhos, ser um gay, o meu não!
    Eu tenho amigos que forma gays e hoje são pastores abençoados, e livre do pecado de sodomita.
    Hermes, não tem um homossexual que não é praticante, todos fazem sexo ilícito ok? Não sejais hipócrita, vc sabe muito bem onde quer chegar!
    Este texto seu tem malícias altamente em dois sentidos e de alto grau de um ativista.
    Se vc quer ter um gay em sua família o problema é seu, agora tentar convencer os outros a aceitar, a sua posição que são os gays com suas orgia e libertinagem aí Não ! Não aceitamos mesmo! Olha que foi feito uma pesquisa no Brasil todo, e 80% da população não aceita homossexualismo ok? E se vc pesquisar melhor, verás que a maioria dos homossexuais saem de sua casas para morar com outro homem ou mulher com outra mulher, olha que eles não são expulsos de suas casas não! Saem porque sentem vontade de viver em liberdade em sacanagens sem ser incomodados pelos seu pais. Olha as pesquisas sobre a rejeição ao comportamento dos gays meu caro Hermes Fernandes. meu caro Hermes.
    As igreja templos está cheias de todo tipo de pecado levados pelo povo. É claro que sempre vai ter, pois o joio está dentro dela, olha os escanda-los dos pastores, bispos por aí, a igreja templo não salva ninguém e nem conserta o homem, aliás elas são tropeços para o original evangelho de Jesus.
    Sem Jesus Cristo e O Espírito Santo na vida do homem, ele é candidato está no inferno meu caro Hermes. Jesus Cristo disse: Sejais santos porque Eu sou Santo. Só Jesus Cristo pode mudar o ser, as vidas das pessoas meu caro!
    Sem santificação Hermes, fica esperto hein? Ninguém verá o Senhor!
    Que declaração esta sua sem noção.
    Sejais sábio bispo Hermes! Deus está te contemplando, os olhos de Deus está vendo tudo que estas fazendo e vc prestará conta a Ele de tudo que falas e escreve, suas ações e atos serão julgados no tribunal de Deus.
    Se queres aceitar o erro, que aceite vc sozinho, nós não aceitamos ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto odio neste coraçãozinho homofóbico

      Excluir
    2. Ninguém quer ter um filho homossexual! Concordo com você. Acho que nem um homossexual gostaria de ter um filho homossexual. E sabe por quê? Porque não suportaria vê-lo sofrer tanto preconceito neste mundo hipócrita e nojento.

      Ninguém também gostaria de ter um filho especial. Pois Deus me deu uma filha assim. Você tem ideia do quanto dói vê-la sendo discriminada por sua condição?

      Se Deus me houvesse dado um filho homossexual, eu o cobriria de amor, tanto quanto cubro de amor a minha filha especial.

      Excluir
    3. Anônimo3:28 PM

      Bom Hermes então deixe que eu, mãe de uma filha homossexual e Cristã fale não so a vc, mas a todos q comentaram. Amo minha filha, nao a desprezo nunca, cubro de carinho e atenção. É a minha bebê de 23 anos. Só q somos Cristãs e sabemos q o pecador é amado por Deus, mas o pecado não. Sabemos q Deus vai destruir o pecado e consequentemente aqueles q nao o abandonaram e eu nao quero e não coloquei filhos no mundo nem eu estou aqui pra ser destruida pq me apeguei aos pecados, Por isso q buscamos em Jesus graça e forças pra abandoná-los. Não é q eu odeie os gays ou seja homofobica, é simples: nao aceito a prática homossexual como normal pq não é, assim como não é normal roubar, matar...e são coisa q tb nao aceito. Homossexual, é filho de Deus? É, tanto qto eu sou com meus pecados q busco a graça de Deus todo dia pra vencer. Nao julgo os outros só pq seus pecados são diferentes dos meus, mas não apoio nem incentivo a continuar pecando ao contrário sempre falo do perdão, da salvação, de mudança de vida q só pela graça conseguiremos.
      Espero q as pessoas entendam q os pecados terão todos o mesmo fim, e aqueles q nao os abandonarem tb. Deus nao vem destruir o pecador, Ele quer salvarnos. Ele vem destruir o pecado.

      Excluir
    4. Anônimo2:36 AM

      Hermes sinto dizer-lhe que você foi um tanto infeliz em suas palavras sem perceber, sua filha é especial certo? Pois bem,me diga quando e como foi que ela lhe falou que queria ser especial,sua filha não fez isso eu acredito, mas um homossexual faz,pois ele tem a escolha, dúvida que se sua filha tivesse tido um direito de escolha, se ela teria escolhido ser especial.Se me lembro bem, Jesus curou um garoto especial,e disse que a doença não era culpa dos pais e nem do garoto,ai está a diferença para o homossexual,a escolha,então pense um pouco mais, antes de assimilar doença com escolha. Que Deus te abençoe.

      Excluir
    5. Karine10:41 PM

      É muito triste ler o relato da mãe cristã e sua filha homossexual. Quanto sofrimento deve passar por essa condição. Deveria procurar tratamento para curar sua ignorância e intolerância. Colocar o homossexual no mesmo patamar de criminosos? Percebe-se que ela não conhece, de fato, a própria filha, deve ter criado um bloqueio, uma redoma baseada no ódio interno que tem de algo que não domina.

      Excluir
    6. Karine10:51 PM

      E esse anônimo das 2:36 AM? Madrugada a dentro e o indivíduo, insone, vem aqui despejar sua ignorância. Pare um segundo e pense: Quem, em sã consciência, vai "escolher" viver de uma forma que a tornará alvo de ódio irracional, preconceito - explícito ou velado - no seu dia a dia, sujeito a sofrer humilhações, agressões físicas e até a morte? Já que se dispôs a entrar no blog e comentar um assunto como esse a essa hora da manhã, sugiro que aproveite melhor o seu tempo e vá estudar. O conhecimento clareia a mente e evitará ideias absurdas como essa. Felicidades!

      Excluir
  11. Diego Jordão8:43 AM

    Danilo Fernandes, primeiramente ninguém te chamou para dar palpites vc já faz asneiras bastante, e lança seu ódio contra as pessoas que já vi no blog do Hermes o Genizah, que ele deixou vc publicar, pois vc é apenas pau mandado do Hermes, e vc só pública só safadeza. Lembra meu caro Danilo que vc está queimado no mundo dos blogueiros, ninguém gosta de vc por suas atitudes de agressão e ameaças, e textos absurdos sem noção nenhuma de homem irracional que vc é ok? Tem gente aí meu caro que vai te processar pelos seus atos de agressão, ameaças, e falsas acusações estou dizendo que não são pastores não, esses nem sabem que é vc, são blogueiros, e comentaristas ok?
    Segundo: Como um péssimo publicador e escritor de textos que vc diz ser, aprenda escrever direito, não se escreve odio nesta interpretação que vc insinuou para o Carlos aí, e sim escreve ódio ok? Estudar faz bem!, Quanto mais dar valor em textos seus no que escreve, me da licença por gentileza! Se sou homofóbico seu ingênuo, a bíblia também é, pois a bíblia condena esta prática de efeminados veja o que diz a bíblia em 1 Coríntios 6.8,9 fala: Não sabeis que os injustos não de herdar Reino de Deus?
    Não erreis: nem os devassos, nem os idolatras, nem os adúlteros, nem os EFEMINADOS, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.
    Meu caro isto tudo é pecado e condenado por Deus, Se Deus condena está condenado e ponto final Ele é Deus acima de tudo e de todos.
    Aliás não existe isto de homofobia, e sim preconceito, que pode levar a agressão física as pessoas, como fazem com os mendigos, negros, drogados etc, agora dizer que só fazem com gays? Aliás que está agredindo as pessoas fisicamente são os gays e pondo fogo em igrejas. Então Danilo sem noção, vc vai dizer que a a bíblia também é homofóbico? Ela é a Verdade , ela não agredi ninguém fisicamente e danos ao patrimônio. É apenas a Palavra de Deus que é a Bíblia Sagrada alerta e condena esta prática diz que os efeminados não entrará no reino dos céus, Deus que diz isto meu caro Danilo. Concordo com o Carlos. Aliás outra coisa, vc é parente o Hermes, e é lógico que vais defende-lo, mas vc Danilo não tem moral humana de vida nenhuma para dar lição de moral, vc é totalmente um homem que as pessoas desprezam.
    Seu pau mandado! Vê se tenha educação e respeito com as pessoas ok? Suas ameaças as pessoas que já vi são de dar processos ok? Fica esperto. Aliás procurei no dicionário da língua Português não se encontra esta palavra Homofóbico ora alguma.
    Que palhaçada é esta Danilo, vai trabalhar! Vai cassar o que fazer e ser útil a sociedade,que por enquanto vc é um João ninguém.
    Agora seja claro na sua colocação inútil, eles inventaram esta de homofóbico, pois nem se quer existe na língua Português, esta palavra de homofóbico como eles dizem, meu caro., Mas eles querem colocar uma coisa que não existe, suas interpretações e querem engolirmos isto a força: Não! Jamais! O que eles querem dizer de homofóbico é ser agressivo partir para cima das pessoas, agredir, então a palavra não deve ser esta, e sim preconceito ok? Mas o que vemos é o contrário, o gays é que estão partindo para cima das pessoas agredindo fisicamente principalmente os cristãos, e etc.
    Agora, eles podem fazer isto sexo ao ar livre que é crime de constrangimento ilegal É crime os que eles estão fazendo meu caro! Aí vc vem me dizer que o cidadão aí em cima o Carlos é homofóbico? O próprio Governo é o principal preconceituoso em dizer tantas vagas na universidade para negros, isto não é um preconceito, um desrespeito? Então ponha os Governos também como homofóbico Danilo em sua lista. Os direitos na Constituição Brasileira são iguais para todos, porque esta discriminação contra os negros hein? isto vc não fala. AH! Vai lamber sabão.
    Danilo quando falar alguma coisa viva primeiro uma vida reta e digna com Deus que tu não vives, aí vc podes falar de alguém ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego Jordão,

      Que disposição para escrever você tem, não? Pena que pouca coisa pode ser aproveitada (pelo menos, do que você escreveu acima). Digo isso, respeitando-o como ser humano, mas abominando sua pretensão de denegrir a imagem de alguém que tem se dedicado a combater as idiossincrasias do meio evangélico brasileiros.

      Danilo não é pau mandado de ninguém. Assim como não tenho nada a ver com o que é publicado no Genizah.

      Apesar de ser meu amigo, sequer o conheço pessoalmente.

      Fui um dos editores do Genizah, mas tive que me desligar do blog devido às minhas atividades pastorais. Mal posso dedicar-me ao meu próprio blog.

      O Genizah tem prestado um serviço inegável à causa do reino de Deus nesta nação. Tem meu respeito e admiração.

      Se quiser discordar do que é escrito aqui, sinta-se à vontade. Mas não use este espaço para detonar irmãos em Cristo que estão buscando uma via de equilíbrio, mais sensata, menos extremista.

      Na paz.

      Excluir
  12. Anônimo11:20 AM

    ola caro Hermes+
    o problema é que preferem apontar o dedo ao invés de estender a mão para acolher, ( Isaías 58 ) trata disso muito bem, mais os "cristãos" atuais são muito santos pra se "contaminar". que Deus continue fortalecendo a ti meu irmão em Cristo Jesus a quem seguimos amamos e tem com Ele aprendido a amar

    Servilho

    ResponderExcluir
  13. Belo texto!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo11:29 AM

    Cala a boca Danilo, vc fala demais e só asneira! Vai para o outro blog do Hermes o Genizah que é dele e não seu, e faça o que ele te mandar ok? Seu baba ovo.
    OBS: Que façam de homofobia também o preconceito e agressão a negros, mendigos, e os gays? Que se dane! Eles são vírus mortal a sociedade.
    Tenham dó! os negros até hoje são descriminados tentando ser alguém na vida porque eles os políticos não deixam, aí vem com lei a favor de gay, este políticos já estão passando dos limites do irracional.
    Se continuar assim, digo com toda certeza que os Militares vão tomar o poder do Governo PT na força, aí quero ver se os gays vão aprontar como fazem com o apoio do PT de ladrões.
    Sou a favor dos Militares no comando do Brasil, e ponto final.
    Aí os gays vão ver quem comanda de Verdade este país, como os Militares os gays, bandidos, bandidos políticos igual o PT e outros vão andar de roda, o pau vai comer meu caro! Ditadura já! Só assim funciona o país na marra!

    ResponderExcluir
  15. Elioenai12:06 PM

    Meu Deus , tô pasmo com tanta raiva !! Esse papo de Gays pira um monte de gente . kkkkk

    ResponderExcluir
  16. Pascóal12:14 PM

    Hermes, aí é fazer-nos nós blogueiros de trouxa eu sou blogueiro e comento muitas vezes como anônimo como estou agora, todos nós sabemos que o Genizah é seu pois sou blogueiro meu caro.Agora vc quer que eu concordo com estes caras aí!
    Olha a cara de gay que esse Alexandre Melo tem, e vc que que concordo com isto aí? O cara te ainda dá parabéns? Vc está com moral com os gays hein? Hermes!
    Olha carinha mais delicada dele meu caríssimo Hermes. Isto também é homofobia dizer isto? Ou tenho expressão de liberdade de expressar, se ele achou ruim o problema é dele e seu.
    Agora sobre o Danilo, o cara é um sem noção, agressivo, ele vem ameaçando as pessoas, só vc que defende ele, pois nós a maioria do blogueiros e comentaristas que já me comunicaram o fato em meu blog desse Danilo do Genizah, estão de saco cheio dele, dele de tanta bobagem escrita e agressões verbais que vem fazendo com as pessoas até mesmo com colegas blogueiros, tenho provas do que falo ok? O cara não tem nada de cristão, o Danilo o negocio dele é se promover holofote ,mas puxou alguém? Vc Hermes que é outro que quer holofotes.
    Hermes o Danilo já mandou até pessoas tomar naquele lugar, no c... eu li em seu texto em comentários ok? Provo isto!
    E fora as ameaças as pessoas e chamado as pessoas de otário, idiotas e etc.
    O sujeito é um animal meu caro! E vc chama este lixo humano de cristão?
    Achou ruim parte para cima que estou pronto ok? Não tem otário aqui não!

    ResponderExcluir
  17. Vida de blogueiro é fácil! Dificil mesmo e ser um discípulo de cristo!
    Exercer misericórdia, expressar o amor em atitude de amar, socorrer os oprimidos do sistema político e religioso.
    Parabéns Hermes,e que Deus tenha misericórdia de todos nós.

    ResponderExcluir
  18. Amados, isso são sinais proféticos, aqueles que estão olhando para o alto sabem distinguir as estações e os tempos.
    Temos é que viver uma vida de piedade e santidade e levarmos o evangelho que liberta e salva...A Palavra diz que uma pessoa regenerada pela graça salvadora, mesmo ainda manchada com o pecado adâmico, tem o espírito santo para lembrar e o dirigir para as coisas do alto e não para as coisas terrenas.
    Temos que pregar contra qualquer prática pecaminosa e viver uma vida em comunhão com Deus através do sacrifício de Cristo na cruz e poder do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo2:23 PM

    Hermes como pode ser amigo de alguém como dissestes e não conhece o seu próprio amigo? Vc falou que não conhece este infeliz o Danilo! Que papo furado é esse seu! Vc está querendo tirar sarro com nossa cara!
    Se é seu amigo vc conhece, será que vc é tão ingênua e ia dar o direito do blog que começou o Genizah para uma pessoa que vc não conhece, e diz ser seu amigo? Fica esperto!
    Para mim este blog Genizah é uma porcaria, uma Sodoma e Gomorra misturado com agressões verbais e ameças as pessoas, e falsas acusações, feita pelo seu amigo e comparsa Danilo. E já vi o Danilo lhe mandar recados no seu blog aí pedindo orientação ok?
    Continuando vc ia passar para uma pessoa que vc não conhece um blog? Uma pessoa que nunca viu? Chega! Basta! para mim já deu! Pare de fazer outros de idiota.
    Como pode eu ter um amigo se não o conheço? Mas que coisa sem lógica Hermes! AH! Entendi, é um amigo virtual!
    Na internet está cheio de "amigos" virtual, estelionatários, bandidos roubando sua senha de banco, e etc.
    Hermes, eu sou do Rio de Janeiro, e para piorar moro em Marechal Hermes, conheço vc, sua igreja Reina, e o Danilo que é seu irmão de sangue ok? Quereres que eu provo isto e desmascaro vcs dois.
    Ô anônimo, não é raiva de gay não! É não aceitar a imposição do Hermes em querer que as pessoa aceitem esta barbaridade escrita por ele de gays e suas orgias, e o cara aí se diz bispo de Igreja e não respeita o que a Bíblia diz, esse cara aí deve ser bispo, mas Igreja Católica. Aliás nem a Igreja Católica não aceita isto!
    Aliás, "eu não gosto de gay e ponto final".
    Também é homofobia? É o meu direito de gostar ou não!
    Olha aí em baixo estou em pleno direito democrático de expressar no artigo 5º da Constituição Federal.
    Gay para mim é m vírus que mata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2:53 AM

      Ainda bem que Deus avisou que gente como o Hermes viriam, entrariam na igreja pra fazer esse tipo de desgraça, pessoal olhem bem oque ele escreve Deus avisou viu gente, que pessoas como ela estariam dentro da igreja pra nos enganar, pena que muitas pessoas já caíram no papo furado dele.

      Excluir
    2. Karine11:01 PM

      Esse deve ser adolescente com os hormônios soltando prá fora, a raiva é até compreensível. Com o tempo deve melhorar. Mas não deve ser cristão...

      Excluir
  20. Anônimo6:45 PM

    Hermes, graças a Deus, muitas graças por sua vida!
    Obrigado por você existir! Até então eu não sabia que existiam evangélicos com esse tipo de visão realmente bíblica!!! Obrigado por ter se manifestado!!

    Eu sou evangélico e só vejo gente com esse tipo de atitude, sejam pastores ou cristãos (suas ovelhas), ainda bem que existem cristãos como você!

    Passei a te admirar e quero ler mais esse blog! Parabéns!
    Mais pessoas precisam ler isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2:55 AM

      Caro anônima, ore a Deus por uma libertação,que o senhor te abra os olhos,vou orar por você irmão,Amém.

      Excluir
  21. olá pastor Hermes, li atentamente o seu texto e vejo que está havendo um equivoco na sua visão quanto aos acontecimentos e sinceramente parece que o senhor está completamente influenciado pela visão midiática. Eu penso o seguinte, isso só está acontecendo pq estão fazendo leis para regulamentar práticas pecaminosas que mudam os padrões sociais que nós temos e pra mim esse é o ponto e vejo que a luta não é contra os homossexuais, mas contra os que legislam, infelizmente a figura da pessoa fica exposta em meio a tudo isso, até porque por anos a gente teve esse conceito biblico e nunca foi necessário expor-se na mídia e no cenário politico dessa forma. Só quando começaram a criar projetos de lei que tornam a sociedade legalmente abominável aos olhos de Deus, diante disso acredito que a igreja precisa tomar posição sim, vejo que o senhor cita muito o exemplo da adúltera que Jesus não deixou ser apedrejada, mas também o mesmo jesus deu chicotadas dentro do templo e quebrou tudo, quando viu que as pessoas estavam deturpando a casa de Deus, esse mesmo Jesus chamou a muitos de hipócritas e outras coisas fortes de se ouvir, então sim devemos amar como Jesus amou, mas quando virmos que estão tentando deturpar a vontade de Deus devemos tomar posição sim, então segundo a sua visão pra mostrar que amamos devemos ficar inertes ao ver a pl 122 ser aprovada, ao ver a prostituição se tornar uma profissão, legalizada? nós amamos, mas também temos a obrigação de denunciar o pecado a essa geração,se não fizermos isso como saberão o que está errado? Amar não é ficar omisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:50 PM

      Concordo plenamente e digo mais quem ama de verdade fala, alerta adverte sobre os erros, nao fica so assistindo o outro cair , ou existe alguém q ama e deixa o outro se ferrar? Existe um pai q ao ver seu filho indo por um mau caminho não busca orientá-lo, resgatá-lo?
      Que amor seria esse?

      Excluir
  22. Anônimo9:56 AM

    Hermes este último anônimo é mais um de sua igreja? É claro que é! Mais uma vez quer nos fazer de idiota hein?
    Deixem suas mascaras de santidade caírem.
    Que beleza e visão bíblica tem nisto aí! Vejo um monte de porcaria escrito sem noção e apoio ao pecado.
    Vcs só podem ser da Igreja Católica, ou da ceita do Hermes, esta última que falei é a mais certa.
    Vê se acha otários na sua igreja meus caros! Pois eu não sou!
    Hermes vc paga estes sem noção para falar asneiras? Para Ô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:53 PM

      Se estás falando de mim, a resposta é não. Nem sei q igreja ele é. Eu sou Adventista do sétimo dia, mas isso não importa.

      Excluir
    2. Anônimo10:33 PM

      Nao existe essa coisa de religião correta, nem na bíblia tá escrito isso, querido(a), mesmo que o seu irmão esteja errado, ajude a concertar o erro, nao fique apontando onde o irmão errou.

      Excluir
  23. Anônimo8:10 PM

    Jeus vai voltar e arrebatar o mundo!
    por que? porque a igreja está podre de gente sem amor
    que usa da lei pra matar, pra dividir, pra mandarem novamente os leprosos de volta para a terra do isolamento.

    O mundo é a igreja e ninguém se deu conta. Pois enquanto as igrejas brigam por poder e moralismo, os mundanos (samaritanos) estão fazendo o bem, como Madonna, Angelina Julie e Bred Pitt dentre outros... Que vergonha!!!
    Como pode ousarem a ser cristãos.

    Crentes sim, mas cristãos nunca.

    O cristão segue os passos de Cristo, passos que estes juízes da boa moral não seguem de forma alguma, mas seguem os passos da religião cristã que mentindo se diz de cristo.

    Pra mim chega, pra eles seria bem melhor se converter ao satanismo do que fingindo ser crisão, joios bancando uma de trigo. Pois pelo menos lá será um pecado a menos, ninguém mente ou mesmo se engana dizendo serem de Deus.

    Pelos vossos frutos os conhecereis diz o senhor. Não adianta posarem de crentes com o fruto do desamor dependurado em vossa árvore.

    ResponderExcluir
  24. A libertação é um processo ao qual iremos morrer lutando contra muitos de nossos desejos carnais, creio que tem muitas pessoas dentro da igreja lutando contra o homossexualismo, assim como muitos heterossexuais lutando contra a pornografia, prostituição e afins.Neste mundo não somos Santarrões e nem melhor que ninguém, Deus com sua infinita misericórdia diferente de muitos não está julgando, mas sim olhando o coração do pecador (indiferente do pecado) que todos os dias se levanta já lutando contra aquilo que lhe condena.Que a igreja não seja mais um peso na vida do pecador, mas que faça o papel da verdadeira igreja de Cristo, a igreja que ama, chora, sorri, luta junto com o pecador,por vidas sendo libertas,seja a vida que for.Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:56 PM

      É isso aí caro Lezza Leandro, DISSE TUDOOO

      Excluir
    2. Anônimo3:50 PM

      PARABÉNS!!! Lezza Leandro !

      Excluir
    3. Anônimo10:33 PM

      olá bp hermes eu o conheço desde que era bem jovem ( desde 1982)e passando por aqui vi este blog "pegando fogo"e achei interessante o tema. confesso ter ficado um pouco na duvida se o sr. apoia o homossexualismo ou apenas demostra o seu amor para com aqueles que vivem na pratica do homossexualismo? sinceramente eu procuro entender o homosexualismo como um certo conflito interior de alguns que vivem nesta pratica. eu mesmo conheci um rapaz que frequentava minha lan house e era ministro de louvor de uma igreja aqui bem perto da lan . um dia alguns frequentadoresda lan house comentou comigo que haviam observado este rapaz assistindo a uns videos pornográficos de homens nus então quando tive oportunidade eu o chamei e conversei com ele sobre o assunto (não havia mais ninguem dentro da lan )então o rapaz chorou muito e me disse que não conseguia largar esta pratica. então eu o aconselhei que conversasse com seu pastor mas ele me disse que não conseguiria e que o pastor não o perdoaria.fiquei muito triste por causa deste jovem . alguem aqui disse que homossexualismo e uma "escolha" será?talvez em alguns casos como entender então animais do mesmo sexo que se relacionam ?deixa eu abrir um parentese aqui (não concordo com nenhuma pratica homossexual) mas tambem não consigo entender algumas coisas como por exemplo : o pai(Deus ) da uns mandamentos como estatuto perpetuo, vem o filho e desfaz quase tudo dizendo que agora a TUDO PELA GRAÇA!( não que ele houvesse dito isso)na minha opinião ou o cristo era um inimigo dos ensinamentos do criador ou a teologia cristã distorceu tudo! todas as ideologias religiosas sofreram alterações por ideologias posteriores e ate os dias de hoje continuam a se fragmentar. chego a me perguntar se o Deus de abraão teria sido o mesmo Deus de moises ou se moises apresentou aos israelitas um outra versão do seu deus e se o Deus do judaismo é o mesmo Deus do cristianismo e etcum abraço a todos.

      Excluir
    4. Anônimo10:39 PM

      bispo hermes acredito eu que se o homossexualismo virar uma tendência mundial ( todos os homens se relacionarem apenas com homens e todas as mulheres so escolherem mulheres )a raça humana sera extinta! não havera procriação entao se vai levar a extinção deve estar fora dos padrões naturais da criação não ??

      Excluir
    5. Anônimo10:30 PM

      kkkkkk a humanidade ser extinta? Essa possibilidade é abaixo de zero.

      Excluir
    6. Karine11:09 PM

      A gente lê os comentários e só pode chegar a uma conclusão: o ser humano é mais irracional que qualquer animal. Muitos cérebros de ameba semi-alfabetizados excretando seus ódios feito cães raivosos e usando a bíblia como justificativa.

      Excluir
  25. Anônimo10:26 PM

    Abram seus olhos, mentes e corações, Deus é bom, piedoso, compreensivo, manso e humilde de coração, vamos olhar o nosso interior que deve estar mais imundo do que o do nosso próximo, empenhe em ajudar o próximo á sua maneira, porque o egoísmo gera falta de disposição da parte da pessoa a ajudar o próximo e faz com que a pessoa olhe por si mesma, mesmo que o mundo te chame de monstro, invente mentiras ao seu respeito, siga em frente e continuem, enquanto muitos que se dizem servidores de Deus cobram monetariamente por suas preces, faça você mesmo a sua prece orando pelo seu irmão sem cobrar nada, tire essa neura de ligar pra opinião dos outros e faça o melhor por você e pelos seus próximos, Deus e eu ficamos gratos por isso! Paz e Luz para todos que leram meu comentário, até para quem não leu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:06 PM

      Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei, porque são coisas inúteis e vãs. Tito 3:9

      Excluir
  26. Anônimo3:20 PM

    Parece que ninguém entendeu o Hermes, ele quiz dizer: o mais importante é o amor e a caridade, sem estes nem a fé nos justifica.

    Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei, porque são coisas inúteis e vãs. Tito 3:9

    ResponderExcluir
  27. Anônimo1:46 PM

    Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo -Freud.
    Toda essa raiva que esse povo expressa por meio de seus textos contra os gays, posso afirmar como psicoterapeuta que sou, que se trata de conteúdos internos mal resolvidos, ou seja aquilo que tanto incomoda no outro pode ter relação com uma característica que a pessoa também possui, mas não aprova e nem sempre enxerga. Portanto, cada um revela um pouco de si mesmo a partir do que identifica no outro.
    Isso porque projetamos nos outros aquilo que está em nós mesmos, Portanto meus caros olhem par dentro de si e se perguntem porque sinto toda essa "abominação" . Creio que A grande pergunta é: eles estão em todos os lugares e eu qual a diferença positiva faço na vida deles, será que eu como cristão repetirei as mesmas atitudes daqueles "do mundo", isso não só no tocante aos homossexuais, mas quanto minhas atitudes na vida da minha esposa, dos meus filhos, dos meus pais etc.
    Parabéns Hermes pelo texto bastante esclarecedor, impregnado de amor e doçura, creio que será como bálsamo para aqueles que tanto sofrem. Más pena que só os inteligentes conseguem ler e entender rs.
    Paulo Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10:29 PM

      Existem gays que ninguem nunca vai saber que são. Uns são até casados com mulheres.

      Excluir
  28. Deus ama o avarento , mas reprova a avareza.
    Deus ama o idólatra , mas reprova a idolatria
    Deus ama o adúltero mas reprova o adultério , e assim por diante , ou seja . Enfim Ele ama a todos pois Ele é amor! Mas reprova as atitudes, comportamentos etc.. Se eu for invejoso , Ele me ama , mas não tem prazer nesse sentimento entende?

    Agora na minha humilde opinião nós simples mortais ,errantes , imperfeitos , pecadores, descendente de uma raça decaída não temos o direito de condenar ninguém em nossos corações ! Somente Deus é o juiz de cada ser humano e a severidade da prova de cada alma. Condenamos , julgamos impiedosamente um homossexual , e esquecemos de olhar para nós que às vezes mentimos , adulteramos no olhar , maldizemos com a lingua , falamos mal de um e de outro, bebemos até que saia palavras incoerentes da nossa boca, somos avarentos , idolatramos um filho por exemplo , enfim... Quanta hipocrisia ! Somos todos iguais . Ninguém é melhor que ninguém!!Temos que anunciar a Palavra de Deus , com amor , mansidão . Mostrar a verdade sem tirar um til. Mas condenar , julgar , isso não nos compete! A nós compete amar . Foi o que Cristo sentiu quando olhou para todos nós pecadores aqui na Terra, vendo todos por igual ! Ele sentiu AMOR e por isso morreu por todos nós !Bem , é isso que eu penso!

    ResponderExcluir
  29. Anônimo3:24 PM

    Sou evangélica conheço as práticas de várias igrejas e nehuma condena ou ensina a condenar os gays pelo contrário sempre me ensinaram a amar o pecador e aborrecer o pecadO.

    Prestem atenção: não é a igreja que está perseguindo ninguém, a igreja que está sendo perseguida na mídia pelos adeptos da maldade e o ativismo gay está se aproveitando disso para zombar de tudo que é Deus, querem colocar Cristo, a bíblia e a igreja como os vilões da história.
    Eu Fico do lado cristão dessa histOria.

    Cristo ama a todos igualmente, a igreja é Santa e a bíblia é a verdade que provém do trono de Deus. Amem!

    ResponderExcluir
  30. Anônimo10:36 PM

    Hermes gostei dessa materia. Vc é pastor amoroso, sensato. Um verdadeiro pastor.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo12:38 AM

    Ser gay nao e uma escolha estudo e cientista ja provaram que a pessoa ja nasce assim..... E como a sua crensa e algo que ja vem de berso .. Ao inves de criticar apontar ou discriminar, deves ajudar acolher .. Se julgas tao superior sendo cristao mas nao se esqueca cristo quando veio a terra era umilde ele nao fez e nao faz excepcao das pessoas ... Quer um conselho ore pela libertacao nossa ajude mais um impio independente de sua opcao sexual ou religio... Deus ama a todos sem excecao ... So nao ama o pecado mas prega o amor .. Entao ame mais

    ResponderExcluir
  32. Anônimo5:26 PM

    Conte quantas vezes as palavras, a seguir, são usadas neste post, e tire suas conclusões:
    Pecado
    Graça
    Gay
    Amor
    Caridade
    Cristo
    Obs: falamos tanto do pecado original e atual e, infelizmente, acabamos esquecendo da Graça Original, do Amor, da Caridade e do próprio Cristo.

    ResponderExcluir
  33. Quanto discurso homofóbico nos comentários dos que se dizem evangélicos. Se vocês soubessem como é ser gay, conhecer a palavra de Deus e tentar mudar, com certeza não usariam as mesmas palavras como usaram. Vocês não imaginam o sofrimento que é, e como as igrejas estão despreparadas pra ajudar quem precisa. Na hora de criticar é o povo evangélico todo. Nos grupos de ajuda, uns gatos pingados, além disso alguns inexperientes falando barbaridades. Por isso tem tanta gente procurando ajuda e acaba desistindo. A Bíblia não prega amar o próximo? Então ajude, ao invés de ficar criticando. Vai estudar a psicologia da coisa, as raízes da homossexualidade. Isso ajuda a entender também as dificuldades. Alguém nos comentários disse que homossexualidade é pura sacanagem. Sacanagem é... melhor nem comentar! Estou afastado faz tempo, enojado com a atitude hipócrita do povo evangélico e sua pseudo-santidade. Falam tanto em ativismo, ditadura gay, enquanto vocês não percebem, mas acabaram se tornando "ativistas heterossexuais": Oh! Estão querendo que o mundo vire gay, coitadinho do meu filho com o kit gay, vai achar isso normal! Tenha dó! Ensine seu filho o que você acha sobre isso então! Pastor Silas Malafaia e Marco Feliciano viraram bandeira antigay, estão em todas. Convocando a boicotar a Boticário e a novela Babilônia. Pra começar, desde quando evangélico deveria assistir novela? E já que é pra boicotar, nunca mais tomem Coca-cola, vão ao Mc Donald's, Starbucks, não comprem produtos da Apple(aquele seu iPhone ou tablet já era), deletem suas contas do Google, Youtube, Facebook, pois todas estas apóiam os gays. Não acham que estão perdendo tempo demais com essas coisas, ao invés de amar o próximo? Vai estudar a Bíblia e a Psicologia, monte um grupo decente de ajuda pra quem precisa. O povo evangélico tá MUITO chato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine11:16 PM

      Concordo. E enquanto isso os pastores citados se refestelam na riqueza mundana provida pelos fiéis, lançando essas bandeiras de ódio para sacudir a nação evangélica. E viva a prosperidade!

      Excluir
  34. Preocupem-se mais em encontrar e entender Deus, e menos, em procurar a quem atacar, ou a quem ofender, só porque tem uma perspectiva diferente, ou pior, porque os faz sentirem-se burros, ao esmigalhá-los com a lógica de quem raciocina...
    Deus nos livre dos papagaios e estúpidos do mundo, que é só olhar para a história, para vermos os crimes fanáticos e psicopáticos que cometeram, como se fosse por mando de Deus...

    ResponderExcluir
  35. Anônimo2:15 PM

    Jesus é o caminho.
    O resto é pecado.

    ResponderExcluir
  36. Só Jesus liberta do pecado

    ResponderExcluir
  37. Só Jesus liberta do pecado

    ResponderExcluir
  38. Jesus não veio ao mundo para aqueles que estavam no caminho do bem e de sua graça. Ele veio para resgatar os que estavam desviados do caminho. Naquela época os pastores de ovelhas ficavamm dias à procura de uma ovelha perdida...e se preciso fosse lutariam com um lobo para traze-la de volta. Este é Jesus...mas é preciso que a ovelha queira voltar ao convívio dos demais...à graça e proteção do bom pastor...O pecado existe, mas é preciso desejar caminhar ao encontro do Cristo...isto não basta para a salvação, mas Jesus vem ao nosso encontro para que possamos estar a salvos...o homossexualismo não é um caminho de salvação, pois desvia a natureza humana; mas o homossexual é tão amado quanto qualquer outro cristão...só que deve se esforçar para livrar-se dos desejos deste mundo ou desta natureza desviada, para viver aquilo que Deus nos deu como dom: ser pai, ser mãe, ou uma pessoa dedicada a servir ao próximo como solteiro...

    ResponderExcluir
  39. Esses gays iram prestar conta com deus por seus pecados contra a natureza dina de deus.!!

    ResponderExcluir
  40. Anônimo11:43 AM

    Esses gays iram prestar conta com Deus.

    ResponderExcluir
  41. Esses gays iram prestar conta com deus por seus pecados contra a natureza dina de deus.!!

    ResponderExcluir
  42. Ola!
    Sou 'homossexual' mais também entendo disso.
    Primeiro coisas qui si refere a Deus ou a biblia vocês devem saber que não si deve discultir ou debater!
    Outra tem muitos "evangelicos"que são homofobicos.ja mais eu vou quere discultir a lei do senhor ou entrar em conflito com Ninguém ou ate mesmo "questionar meus direitos" não eu so acho que para Deus nos samos abominavel sim mais Deus e amor e compaixao e o homossexual si arrepender?
    Os qui si dizem "cristão " vão receber de barços avertos?
    Sendo qui quando estava no mundo os próprios cristão nos julgavam...
    Agora muitos qui estão fazendo critica nesses muitos comentarios futes ñ tem a certeza da sua sauvação...e eu como homossexual também não concordo com a postura de muitos gays que querem aparecer e mudar o "mundo" estava bom os homossexuais no lugar deles e os cristão no lugar deles também...
    Querem salvar vidas?
    Vão evangelisar e o melhor que fazem do que ficar nas redes sociais criticando algo que sem duvidas e Deus quem cuida.ok fica a dica.

    ResponderExcluir